terça-feira, março 13, 2007



RESPOSTA ESPECIAL PARA O AMIGO S.


Uma criança ouvinte de 2 anos, por exemplo, aprende a falar sem escrita. Aprende oralmente.

Como? Os pais ou a família ensinam-na e também a televisão ajuda. Assim, uma criança surda

aprende os gestos, por exemplo: os objectos, os verbos (comer, dormir, brincar...).

O surdo tem boa visão, olha para todos os lados, «cusca», olha com muita atenção o que os pais

quiseram falar (com gestos, claro). A criança surda aprende muito rapidamente a língua gestual.

Quando eu era pequena era muito isoladinha, os meus pais não sabiam nada da cultura dos

surdos... Eu não falava nem fazia gestos. Os meus pais faziam mímica e eu também, só falava

«dádá...» isso queria dizer: quero um bolo, uma boneca,...por exemplo.

Aprendi a língua gestual aos 4 anos, e fiquei muito feliz.

O meu mano também é surdo, quando tinha 2 anos já sabia falar por gestos, por minha causa.

Nada complicado...

Andreia :=)