"Maus tratos na infância..."
Os meninos são como uma planta a crescer… Tão lindos, tão indefesos. Por isso mesmo, hoje quero escrever sobre os maus tratos que muitas crianças sofrem, porque quero chamar-vos a atenção, porque gostava que parassem de tratar mal as nossas bonitas crianças… O meu coração chora quando vê meninos sofridos, a sofrerem pelos maus tratos… E são maltratadas de tantas diferentes maneiras. Por adultos insensíveis, muitos deles familiares próximos, às vezes os próprios pais. São espancados, abandonados. Vemos tantas crianças pelas ruas, mal vestidas, mal alimentadas. Nos olhos, nos gestos têm dor e medo.
Mesmo em alguns infantários... E os pais para poderem ir trabalhar e ganhar dinheiro precisam de deixar os filhos em infantários, em creches... Não percebo algumas educadoras de infância (nem todas, claro!) pois escolheram como profissão lidar com meninos, cuidar deles e acabam por tratar mal os pequeninos, porque ficam fartas de os ouvir chorar, das suas birras, de lhes mudar as fraldas, de os embalarem. Não percebem que eles choram porque querem chamar a atenção, porque gritam por carinho, porque têm fome, porque têm a fralda molhada, porque querem mimos, brincar, jogar, correr, dormir, …
Uma vez, vi na televisão que uma educadora batia muito nos órfãos, porque estava farta de os ouvir chorar. E eu chorei… chorei mesmo!!! Pobres criancinhas, sem família e ainda a levarem tareia.
A mim dá-me vontade de chorar quando vejo as minhas brilhantes crianças. Até quando vou na rua, quando vejo os meninos lindos, emociono-me sempre, não sei porquê… Porque adoro as crianças…
Já chega, não quero dizer mais coisas sobre os maus tratos... As crianças para mim são como os anjos, ouviram? Os meninos não têm culpa nenhuma, estão a aprender a conhecer o mundo, estão a crescer, apenas… Como serão estas crianças quando forem grandes? Vão guardar um grande trauma da infância? Imagino que sim! E que grande dor tenho!
No seu poema "Liberdade", Fernando Pessoa escreve "Mas o melhor do mundo são as crianças". Tão verdade, não concordam?
Adoro-vos, crianças do mundo!
AndreiaAlmeida=)